30 de jun. de 2010

Crianças brincando na piscina

King of the Groms 2010 - Typhoon Lagoon. Ondas artificiais num cameponato para surfistas emergentes da nova geração.

29 de jun. de 2010

Leve como papel

Já está provado que prancha leve fica muito mais manobrável que prancha pesada. Novos materiais e novos métodos de fabricação aparecem a cada momento com idéias inovadoras carregadas de tecnologia (é o caso da Power Light Surfboards). A prancha da foto não é Power Light mas parece ser leve (quando seca).

28 de jun. de 2010

Luciano em El Salvador

Os primos Luciano e Dode estiveram este mês pegando ALTAS ONDAS em El Salvador. Aos poucos vamos colocando fotos dessa aventura aqui no Top Wings. Na foto ao lado Luciano entocado numa onda em Punta Mangos onde pegaram um mar sólido com paredes incríveis. Fique ligado.

27 de jun. de 2010

GO PRO na pororoca

Surfista Serginho Laus com uma camera Go PRO nas ondas da pororoca brasileira.

26 de jun. de 2010

O vôo do homem

No surf e windsurf são os aerials, na asa delta o vôo em si. Mas existem outras formas de voar que vêem sido exploradas e evoluindo dia a dia. No dia que a galera do wingsuit (video a seguir) conseguir pousar sem paraquedas, o vôo do homem vai ser o vôo do homem de verdade. (já tinhamos visto este assunto no Top Wings em 22/02/2008)

Outro aerial do Kelly Slater em detalhes

25 de jun. de 2010

Lima

Roberto Lima, Limonada ou simplesmente Lima. Surfista brother de longa data nativo de Floripa/SC. Imbatível nos campeonatos no início dos anos 80, arrepia no surf ainda hoje. A foto ao lado, do Saul Oliveira, registra momento na Joaquina/SC agora, domingo passado (19/06/2010). Lima tem uma pousada na Lagoa da Conceição em Florianópolis que vale um confere.

24 de jun. de 2010

Patrick Parker no Panamá

Patrick Parker esteve surfando e trabalhando no Panamá recentemente. Mandou notícias: "Panama Mural. Last week I returned home after spending two months in Panama painting a mural and surfing on my down time. I stayed in a beautiful untouched region of Panama at a surf camp called Morro Negrito. Below are a couple of pics of the mural and of the beautiful scenery and surf. I highly recommend going there if you want to feel lost to the world (no roads to the camp, just boats!)" Você pode checar e adquirir as obras do Patrick Parker no Fine Art America.

Photobucket

23 de jun. de 2010

Tiros 50 anos - Evolução da meteorologia

Muito já foi feito no aprimoramento do estudo de imagens visando previsões do tempo. Imagina o que vem por aí...

22 de jun. de 2010

Peixe de água doce

Guga Arruda andou pegando aquelas famosas e perfeitas ondas da pororoca brasileira. No seu quiver não poderia faltar a Flyer Fish 5'6" (foto). Como sempre fazendo testes com quilhas diferentes. Ele comenta:
"Boa noite galera. Estive recentemente surfando a Pororoca, com a 5'6" Flyer Fish, velocidade sem fim (40 min) e curvas mágicas. Pude confirmar que com quilhas grandes na frente e pequenas atrás, na onda gorda, não tem pra ela. Valeu Raça. Boa sorte e boas ondas. Guga Arruda"

Solução para o problema da pesca da tainha

Nessa época que os pescadores do sul do Brasil ficam "nervosos" com os surfistas e interditam as praias para o surf para a pesca da tainha (o que não faz sentido pois surfista não assusta peixe), temos que usar a imaginação para poder surfar. Chegue na praia com uma vara de pescar e disfarce sua prancha de surf. Fique olhando para o horizonte com pose de pescador. Levante bem alto a vara de pescar e entre no mar com ela gritando "vi o peixe, vi o peixe!!". Ao pegar uma onda, continue com sua vara de pescar (veja foto) como se tivesse pescando. Tecnicamente você é um pescador!

21 de jun. de 2010

Quiver do Shaun Tomson

Na minha opinião, surfista tem que ter quiver e não só uma prancha. Uma prancha para mar pequeno, outra para mar grande e por aí a fora. Nessa foto dos anos 80 do Jeff Devine, Shaun Tomson e uma série de pranchas Lightning Bolt com seus raios estilosos.

20 de jun. de 2010

Chegou a Zimba da Power Light

Guga Arruda lança novo bólido para o arsenal da Power Light Surfboards. A Zimba da foto ao lado é a minha! A primeira da série! Prancha para mares maiores quando a Flyer Fish começar a ficar em "over". Pedi para o Guga colocar na minha Zimba um desenho de "raios" que já usei em algumas pranchas de surf no passado. A foto ao lado foi tirada minutos depois que a primeira Zimba ficou pronta. Da esquerda para a direita, o time da Power Light Surfboards (comigo infiltrado no meio): Guga Arruda (designer e surfista profissional), Fernando (lixação), Edão (pintura), Neko e Play (laminação). Guga fala um pouco sobre a nova prancha Zimba: "A Zimba é uma 6'4", larga 19 1/4", grossa, 2 1/2", com o bico largo 13", bem hawaiana, mas a rabeta é estreita e round, feita para a escola de surf. Um dia fui testar e descobri que é mágica. Peguei para mim e com ela venci o Campeonato Catarinense Pro em Imbituba/SC e botei o nome dela de Zimba de "Zimbituba" (Imbituba). Foi a escolhida entre as 60 pranchas mágicas guardadas e virou nosso novo molde, botei na água e a prancha é a mágica da vida, qualquer onda. Tudo dá certo, já vem com estabilizador trazeiro de carbono. Abs Guga." Guga comentou que a demanda desse novo modelo está espetacular. Mal iniciou sua fabricação e já tem mais de 20 Zimbas encomendadas para entrega. Em breve aqui no Top Wings fotos da Zimba em ação. Encomende a sua Zimba com o Guga.

19 de jun. de 2010

Troco

Tem vezes que tubarões devoram seres humanos... Agora o troco! (atenção isto é uma brincadeira, não queremos a extinção da espécie, muito pelo contrário). Na Islândia (a terra do vulcão fumacento) uma tradição de comer carne de tubarão. Podre... Pois é, charque, carne de sol, vai nessa linha... Prova, numa dessa é saboroso.

18 de jun. de 2010

Robby Naish encima de uma prancha

Escolha as armas e desafie Robby Naish! Estou com pena de ti... O cara arrepia encima de qualquer prancha com qualquer vento em qualquer lugar. O video abaixo é no Hawaii.

17 de jun. de 2010

Tubinho do Pu'u

Para manter o cérebro em forma, mais uma imagem de tubo do David Pu'u.

16 de jun. de 2010

Quebrou onda

Andou quebrando ondas como estas nos últimos dias na Joaquina/SC. E meu amigo Saul Oliveira registrou.

15 de jun. de 2010

Fabrice Beaux no Hawaii

O velejador Fabrice Beaux explicando, em entrevista e com sua performance, porque o Hawaii é um dos melhores lugares para a prática do windsurf.

14 de jun. de 2010

Ação do homem desenvolvido

O que vêm acontecendo na Flórida, USA, é simplesmente um absurdo. No projeto de instalações de extração de petróleo não existe dispositivo de segurança para evitar vazamentos como este? E o plano de contingências? Sai um agora? Enquanto isso só nos resta aguardar a natureza absorver este óleo jogado no mar... Vergonhoso.



13 de jun. de 2010

Natural

Surf é um esporte que proporciona um contato direto com a natureza. Algumas pessoas vivem mais intensamente do que outras essa relação.

12 de jun. de 2010

11 de jun. de 2010

Foto

Rio de Janeiro, Leblon, 1976, prancha de surf marca Domingos single fin swallow 6'0". O Domingos na época laminava as pranchas Rico e morava na favela da Rocinha. Essa é a foto considero ser uma das melhores que tenho. Um momento bem capturado pelo fotógrafo (Ernesto?) numa época em que porradas desse tipo não eram muito comuns. Eu tinha 2 anos de surf. Pena que não tenho essa foto em alta resolução...

10 de jun. de 2010

Pesca da tainha

Nessa época do ano estamos em plena época da pesca da tainha no sul do Brasil. Inúmeras praias quebrando altas ondas e interditadas para o surf. Algumas, como a Joaquina/SC (foto do Saul Oliveira) ficam liberadas. Olha o resultado... O pior é que deve estar cheio de tainhas nadando embaixo dos surfistas, sem serem incomodadas pelos amigos na superfície e protegidas das redes dos pescadores...

9 de jun. de 2010

Minha onda

Minha onda quer dizer a onda que eu me adapto bem e que é a minha favorita. Não estou surfando nenhuma delas no clip abaixo. Tubo, tubo e mais tubo. Direita perfeita, um metro servido. A galera aproveitando muito bem a condição.

8 de jun. de 2010

ETAPA FORMULA EXPERIENCE

Renato Pozolo da Raia 1 avisa:

3ª ETAPA DO CIRCUITO BRASILEIRO DE FORMULA EXPERIENCE



7 de jun. de 2010

Nova parceria do Guga Arruda com Teco Padaratz

A parceria dos amigos Guga Arruda e Teco Padaratz tem gerado alguns frutos. A nova prancha de surf da Power Light, a TP1 (Teco Padaratz - modelo 1) é um exemplo. Teco e Guga, surfistas de alto nível, trocando idéias, criaram a TP1. Guga produz este novo modelo com a conhecida tecnologia Power Light. Quer um foguete como esse para você? Fale com o Guga. E o Guga completa:
"Dale Raça. Gostaria de apresentar o mais novo modelo da PowerLight, a TP1 ou Teco Padaratz Model 1. Uma prancha riscada no bloco pelo próprio Teco e shapeada por mim, 6'0" squash pequeno, 4 canaletas como ele gosta e mais refinada do que minhas pranchas de uso pessoal. Pra nossa sorte ficou mágica, já virou molde e para completar o Teco competiu com ela, no Brasil Master Cup e fez semi-final, assustando a raça toda, fazendo 9,33 com duas manobras. Sem dúvida o surfista mais veloz do evento. Segue foto dela anexa, e em breve o video. Agradeço a atenção. Boas vibrações. Guga Arruda."
E a seguir um video com os dois na campanha Crack nem Pensar:

6 de jun. de 2010

Tim Mckenna

Essa famoso momento do Laird Hamilton em Teahupoo, na "onda do milênio", também foi capturada pelo fotógrafo profissional Tim Mckenna. O ano foi 2000. O impacto dessa imagem na época foi muito grande. Algo muito novo e impressionante. Hoje já estamos mais habituados a esse tipo de feito. Tim tem um site (confira neste link) muito completo com muito material do seu trabalho. Imagens mágicas capturadas com equipamento profissional, transformando momentos em eternidade. Em breve mais Tim Mckenna no Top Wings.

5 de jun. de 2010

Louco para beijar o chão

Imagina um tiosão se aventurando numa pista de skate no meio na molecada... Tá afim que agredir o planeta Terra não acha? Pois é, bem que tentei mas não consegui.

4 de jun. de 2010

Corinna Schwiegershausen

Piloto alemã que já há algum tempo está no topo das competições mundiais femininas de asa delta.

Tá russo

Esse video vi a anos atrás e achei muito legal. O som completa o astral das imagens. O piloto é Vladimir Leuskov voando em Hurzuk.

3 de jun. de 2010

Chegando no pico

Pranchas no carro, de olho nas ondas. Jeff Devine retrata isso com essa sua foto. A imagem deve ter cerca de 30 anos de idade. A sensação no momento da chegada no pico parece que será sempre a mesmo para quem surfa.

2 de jun. de 2010

Cenas de verão

A frase e o desenho ao lado são do Tora. Quando eu surfava pelo Toratoon vi esta cena que me lembrou alguns dias de surf no verão em mar com ondas pequenas. Nesses mares merrecas em dia de praia lotada, muitos banhistas se posicionam bem na trajetória das boas ondas. O surfista além de ter que prestar atenção na onda, tem que tomar muito cuidado para não machucar ninguém. O brou do desenho do Tora parece que entregou para Deus o seu destino... Já eu na foto abaixo, ainda estou tentando salvar uma vida...

1 de jun. de 2010

Apreciando cada momento

Na vida existem momentos que devem ser apreciados com mais intensidade, degustados, saboreados. Uma boa onda na vida de um surfista deveria ser assimilada assim. Um momento eterno, em camera lenta, vivido intensamente.