31 de jul. de 2010

Trabalho para todos

Trabalho para quem suja.



Trabalho para quem limpa.



E onde você entra nessa história?

VOCÊ PAGA A CONTA!!

30 de jul. de 2010

Flynn Novak - Airstrike entry 2010

Não precisa falar muita coisa a respeito... Impressionante!

29 de jul. de 2010

PWA Pozo 2010

Mais um video legal de windsurf da NeilPryde para não perdermos o fio da meada. Campeonato PWA nas Ilhas Canárias. No video uma entrevista do nosso compatriota e "fera" do windsurf nas ondas Kauli Seadi. A primavera está chegando!

28 de jul. de 2010

Sonhos do Hilton Alves

Hilton Alves é do time do surf usando SUP. Várias pinturas dele (como a que está ao lado) ilustram ondas surfadas com SUP. Algumas ondas tem um "certo tamanho".

27 de jul. de 2010

Dane Grady

Aqui no Top Wings estamos sempre divulgando artistas do surf. Seja surfando, pintando, fotografando, ou em outra atividade que transforme a beleza do esporte em arte. Agora começamos com a série de Dane Grady. Muitas fotos que me lembraram Clark Little ou David Pu'u, mas todas com o toque personalizado do Dane.

26 de jul. de 2010

Heart beat

Estar vivo é poder fazer algo legal dia após dia. Nesse video, um vôo meu de asa delta de 18 de fevereiro de 2006 em Sapiranga/RS. Um vôo local com partes turbulentas onde cheguei na base das nuvens. Na minha opinião temos que estar sempre pensando em fazer algo novo, diferente, emocionante, bom, prazeroso no nosso futuro. Isso não só nos mantém vivos como nos mantém jovens a mais tempo. Que seja um vôo, uma onda, um vento. Cada um tem sua maneira de se divertir, de se sentir bem.


25 de jul. de 2010

Arrumando o quintal de casa

Esso foto foi dia 11 de julho. Davizinho em casa.

24 de jul. de 2010

In

Imagem típica do David Pu'u. Lá dentro.

23 de jul. de 2010

Troféus

Recebi essa foto esses dias do Beto Pacheco, surfista brou das antigas. Trata-se de alguma entrega de prêmios a uns 30 anos atrás (pelo estado da foto dá para perceber que isso aí não foi ontem...). Da esquerda para a direita: Bichinho Marcelo, Lima, Neko, Gama, David Husadel e Beto Pacheco. Pelo visto Lima e Davizinho levaram a melhor nesse campeonato e ganharam as pranchas da Tropical Brasil como prêmio além dos troféus.

22 de jul. de 2010

Gold Coast

As imagens falam por si. Ondas perfeitas! Quiksilver investindo em novos nomes e finalizando a edição do clip com ótimas ondas dos surfistas TOP do time.

21 de jul. de 2010

Temperatura ideal

Durante o inverno no hemisfério sul, a saudade de um dia de surf agradável no sul do Brasil fica eminente. Surfar só de calção até anoitecer numa água morna com boas ondas parece sonho... Jeff Devine nessa foto mostra um pouco desse sentimento. Que venha logo o verão!!

20 de jul. de 2010

Além da matéria

Objetos, matériais, nos cercam o tempo todo. Algumas coisas nada mais são do que coisas. Porém alguns de nós, como Patrick Parker, dão um significado muito mais interessante para alguns materiais. Como essa obra ao lado. O significado e a beleza não está na composição fisico-química do material.

19 de jul. de 2010

Usando a parafina certa

Hoje em dia existem vários tipos de parafinas para uso nas pranchas de surf. Algumas "grudam" mais que as outras. Tipo essa aí da Sex Wax.

18 de jul. de 2010

Renovação

Jordy Smith é o nome dele (foto ASP). Acabou de vencer o último evento ASP em JBay, Africa do Sul, país de onde é natural. Está na primeira posição do ranking mundial 2010 e vem se destacando a cada etapa. 22 anos de idade com um surf agressivo e potente, deve ser a aposta de muita gente para os próximos anos. É a minha.

Pedro Husadel - Surfista profissional

Davizinho Husadel manda notícias sobre o Pedro:

"A foto é do Pedro Husadel com seu quiver de pranchas. Treinando diariamente na prática do surf e em atividades complementares. Durante a semana ele faz natação (2X) na Academia Sotália, Pilates (2X) na Alma Pilates, Musculação e Muay Thai (2X cada) na Academia Rangel Farias. Tem regularmente se alimentado com produtos da Naturalles.

Seis meses como Surfista profissional no Brasil

Neste primeiro ano como surfista profissional, competindo nos principais eventos da categoria, Pedro vem colhendo bons resultados. Competiu no Circuito Gaúcho Pro, e atingiu a fase principal. Competiu no Pro Junior da ASP na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro e também chegou na fase principal. Chegou na fase principal no Maresia-ASP 6 estrelas na Praia Mole. No Pro Junior da ABRASP na Joaquina/Campeche foi o 5o. colocado. No South to South - ASP no Farol de Santa Marta também chegou na fase principal. Estes foram os eventos em que Pedro chegou a fase principal, obtendo premiação em dinheiro, o que vem viabilizando a continuidade em seu projeto de carreira profissional, visto que ele não esta com nenhum patrocinio principal. Com este treinamento mencionado acima, Pedro estará os meses de julho e agosto sem competições. A partir do final de agosto ele retorna às competições com dois Pro Juniors da ASP em Santa Catarina, Ferrugem e São Francisco do Sul, mais dois campeonatos do Circuito Catarinense Profissional, eventos 6 estrelas da ASP em Santa Catarina e Rio de Janeiro. Conversando com Pedro, ele menciona: " O surf no Brasil esta bom para caramba, esta tendo um campeonato atrás de outro, só agora que eu não fui para o Super Surf Internacional em Maresias e não vou para os eventos profissionais estaduais do Rio de Janeiro e Nordeste que dei uma parada, só com os resultados, nada expressivos, já estou conseguindo me manter sem patrocinio, Se eu tivesse passado umas duas ou três baterias em que os resultados foram apertados a favor dos outros, estaria show..." Isto mostra bem o potencial do surf brasileiro. Para quem conhece um pouco da história do surf brasileiro, sabe que esta realidade não aconteceu de um dia para outro. Aqui em Santa Catarina, são 30 anos de surf organizado. A Associação Catarinense de Surf foi fundada em 1980, são 30 anos consecutivos de circuitos estaduais. Em 1982 foi realizado na Joaquina o primeiro campeonato brasileiro(oficial), o Olympikus, e também não parou mais de acontecer campeonatos nacionais e internacionais. Desta época em diante, as associações e os eventos se alastraram por todo o Brasil. Surfistas, organizadores e patrocinadores não podem se acomodar, pois os resultados só acontecem com trabalho sério, dedicação e o "gostar da coisa". Agora que acabou a Copa, a lição da Espanha é muito boa, eles começaram um projeto em 1990, os frutos vieram agora. Para quem esta no surf brasileiro, podemos pensar e agir com projetos inteligentes, sempre da certo. Aloha. David Husadel"

17 de jul. de 2010

16 de jul. de 2010

Made in Brazil

Temos ondas perfeitas no Brasil sim senhor. Alguns picos não quebram com muito tamanho e nem sempre estão bons. Mas quando alinham swell, vento e fundo, ondas PERFEITAS aparecem por aqui também. Algumas como essa aí.

15 de jul. de 2010

Billabong PRO JBay 2010

Já começou a etapa da Africa do Sul do campeonato mundial de surf profissional WCT 2010. Nesse link as últimas informações. De 15 a 25 de julho.

Parece um detalhe

Repare na foto (tirei em 2005 em Sapiranga). Trata-se de um bico de asa Litespeed. O piloto da asa havia feito um pouso ruim há alguns dias atrás e na montagem da asa no dia da foto reparou que os "nose plates" estavam empenados. Agora você viu do que se trata. Nada recomendável voar com o equipamento nessas condições. Os comandos tendem a estar um pouco prejudicados e a asa pode "tender" para algum lado. Querer entrar em curva sozinha. Mas o mais grave é que alguma das peças avariadas pode "quebrar" em vôo o que obviamente trata-se de um alto risco para o piloto. No surf, nem tanto no windsurf, uma falha no equipamento não gera riscos de vida. Apenas possível perda de performance. Já no vôo livre a coisa é diferente. Inspeções constantes no estado do equipamento não só são altamente recomendadas como é dever de cada piloto. A asa da foto foi desmontada e o piloto não voou nesse dia.

14 de jul. de 2010

Supervisão

Alguns pais incentivam seus filhos a praticar esportes. No meu caso, em todos os esportes mais radicais que me aventurei, meus pais foram apenas comunicados. Nunca tive um acompanhamento ou incentivo mais forte por parte deles. Não é o que acontece com a minha filha Luiza. Procuro sempre estar perto passando alguma orientação. No surf e no skate tem sido assim.

13 de jul. de 2010

Manobra de ouro

Manobra nota 10 vale ouro. Um aerial perfeito por exemplo.

12 de jul. de 2010

Nicaragua Surf Yoga Volunteer Adventure

A brou do surf Holly Beck avisa:

Hi there, I just wanted to let you know that I am working with a non-profit called SYRV to do a retreat the last week of Summer. All inclusive prices start at $1,000 (depending on your room choice). 4 nights in Jiquilillo and 3 nights in San Juan Del Sur. This trip is a little more volunteer-focused, but with plenty of surf, yoga, and adventure as well! See the attached flyer and check out the website. Hope you can make it! : ) Holly. http://www.suavedulce.com

E diz mais coisas para nós do Top Wings:

How old are you, where do you live and how long have you been surfing?
I'm 29 and i've been surfing 15 years. I live part time in Redondo Beach, CA, and the rest of the time in Nicaragua.

How and where started your wish to surf?
When i was 13 I really wanted to learn to surf but my mom said "no, surfing is for boys only". It took me a year to save up money by babysitting my neighbor's kids to buy myself a surfboard and a wetsuit at a garage sale. Then, i was determined to learn to surf and prove my mom wrong. Girls can surf too!

Do you have sponsors?
I'm sponsored by Body Glove, Rusty, Sector 9, Bravo Condoms, and Go211.com

During your surfing career, what was the most important thing that have happened for you?
I won the 2001 NSSA National Championships. I was on a reality tv show called Boarding House North Shore. Those two things together really helped my career and allow me to travel the world and get paid to surf!

What is the beach (wave) you most like and why?
I love my spots in Nicaragua because the water is warm, the waves are good, and the crowd is mellow but i won't tell you exactly which beach!

How your surfboard quiver is and tell us about how (few details like size, tail, shape) is your preferred surfboard?
I ride all different boards right now. Rusty Surfboards are the best! I have had a 5'4 quad model called a Dwart that works really well. It flies! I like the Rusty GTR 5'10 also. It has 5 fin boxes so i can experiment with riding it as a four fin and a thruster.

Have you been to Brazil? What do you know about Brazil?
I have been to Brazil three times: Florianopolis, Santa Catarina, and Itacare. I liked the more jungle feel of Itacare best. It is a beautiful country with good waves!

What is your message for girls that want starting surfing?
Don't let anyone tell you that you can't. Believe in yourself and anything is possible!

Plans for the future?
I hope to be able to inspire more ladies to follow their dreams, love the ocean, and give back to the community around them.

Any other comments?
http://www.surfwithhollybeck.com

11 de jul. de 2010

Pintura

Essa foto do Tim Mckenna é a pintura da perfeição.

10 de jul. de 2010

Spray

Mais uma do Dode em El Salvador. Num back side agressivo, que é o seu estilo, um spray estratosférico. Água para todo lado.

9 de jul. de 2010

35 anos

35 anos é a idade DA FOTO. Sou eu na Barra da Tijuca no Rio. Início do meu surf... A onda ou a manobra não representam muita coisa. Nada radical, nada de especial. Mas é uma lembrança de um época muito especial. O tempo passou, decisões foram tomadas, caminhos escolhidos. Mas mesmo depois de qualquer tempo, nada vai tirar este momento da minha vida. Nem mesmo se a foto se apague com o tempo...

8 de jul. de 2010

Brinquedinho

Existem brinquedos e tecnologias que nos ajudam. Nesse video, uma prova disso.

7 de jul. de 2010

Tralha

O pessoal do surf as vezes reclama de ter mais de uma prancha de surf. Dificuldade de achar lugar em casa, muita bagagem em viagens, etc. Agora você do surf, coloque-se no lugar de um praticante de asa delta ou windsurf. É nuito mais coisa! Um windsurfista que está na ativa, tem no mínimo 2 velas. O fissurado tem muito mais que duas velas, mais duas ou mais pranchas, mastro, retranca, trapézio, etc, etc. Os da asa delta, só pela asa delta em si já dispensam maiores comentários. No video abaixo, um exemplo de uma viagem aérea da galera do windsurf e sua tralha. Estes estão acompanhando o circuito mundial de windsurf, o PWA.

6 de jul. de 2010

Material resistente para pranchas de surf

No desenvolvimento de tecnologias para fabricação de pranchas de surf novos materiais aparecem a cada dia. Fibra de carbono, madeira, kevlar, entre outros. Algumas pranchas são bem resistentes mas nem todas ficam leves...

5 de jul. de 2010

Stratos, os testes continuam

Aqui no Top Wings estamos acompanhando passo a passo as etapas do projeto Stratos da Red Bull. Em breve Felix Baumgartner vai para o desafio final que é o objetivo de todo esse projeto.

4 de jul. de 2010

Tubo em movimento

Videozinho legal com belas imagens de dentro de tubos. Demora um pouco para carregar mas vale a pena esperar.

3 de jul. de 2010

Rasgada do Dode

Mais uma foto do primo Dode em El Salvador desse ano. Uma bela de uma rasgada de back side em uma direita consistente.

2 de jul. de 2010

História do vôo humano

Ou pelo menos parte dela...

1 de jul. de 2010

Pico urbano

Comecei a surfar no Rio, Leblon. Surf no meio da cidade. Vários picos mundo a fora são assim. Vantagem de ir a pé até o pico, desvantagem de por vezes surfar em águas poluídas e com muita crowd. Steven Power retrata nesta imagem o astral do surf urbano. A cidade mal amanhece e alguns sortudos podem interagir com as ondas antes de um dia de trabalho. Rotina. Por vezes em ondas maravilhosas. Logo ali, do lado de casa.