30 de nov. de 2008

Quer ver acidente?

É impressionante a vontade que o ser humano tem de ver acidentes. Em esportes de ação, as cenas mais procuradas pelo público em geral são as de acidentes, "imagens espetaculares"! Estas imagens, ou servem para virar piada, "videocassetadas", ou para mostrar sangue de gente mesmo. Quando ocorre um acidente automobilístico nas estradas, o trânsito fica lento porque os "curiosos" diminuem a marcha (ou param) para ver sangue. Um absurdo. Como praticante de esportes mais radicais, tenho outra forma de encarar estes momentos. Me coloco no lugar do acidentado. Perde a graça. Dor, ferimentos, tristeza, prejuízos materiais, propaganda negativa do esporte, etc. Mas este sou só eu (talvez você que está lendo possa pensar assim também). A maioria quer ver gente quebrada. O vôo livre é um esporte que aparece na mídia quando há acidentes. Se teve campeonato mundial no Brasil, se o Brasil tem uma equipe disputando as primeiras colocações, ninguém sabe... Mas se morre algum piloto, mesmo desconhecido, sai a notícia em todos os jornais. Se tem cena filmada então, perfeito! É um absurdo, mas temos que conviver com isso. A idéia do desafio, de superar limites, de coragem, por sí só nem sempre atrai público. Veja um exemplo prático: Escrevi este texto em 23/11/2008 e até esta data tenho 122 videos publicados no YouTube. Desde 04/02/2007, estes 122 videos foram responsáveis por 64.183 acessos. Uma média de 526 acessos por video. Mas na realidade não é assim que as coisas funcionam. O meu video que tem maior acesso é o que está a seguir, Quase Acidente é o nome dele, 16.104 acessos (25% do total dos acessos). Campeão disparado. O video, filmado pelo Rangel, trata de uma decolagem minha num vôo duplo de asa delta na rampa de Nova Petrópolis/RS onde quase fiquei nas árvores. Quase. Talvez se eu estivesse me arrebentado todo, tudo filmado, seria sucesso total! Campeão da categoria! Não podemos mudar o mundo mas se cada um tiver atitudes de mudança algo maior pode acontecer. Portanto, ao cruzar por um acidente, seja ele qual for, coloque-se no lugar do acidentado. Procure ajudar os acidentados, aprender com o ocorrido e não apenas se divertir com o ocorrido dando risadas das caras das vítimas.
Em breve aqui no Top Wings postagem com detalhes desta decolagem com a visão do piloto (eu) sobre as causas deste quase acidente. No video não é possível ver o vento, rotor e os procedimentos normais para um vôo duplo de asa delta.

2 comentários:

Thifacco disse...

Infelizmente a maioria das pessoas gostam mesmo é de ver desgraças. Muitos são os curiosos e poucos são os que se propõem a ajudar! Procurar olhar para sucesso é um dom de raros...

Grande abraço Neko!

Neko disse...

Alou Thifacco, obrigado pela visita ao Top Wings e pelo comentário. Muitas pessoas quando olham para uma cena de um acidente parecem que esquecem o sofrimento do acidentado. É engraçado desde que não seja comigo, nem com meu filho nem com meu pai... Os outros que se danem??? Vamos então valorizar o que dá certo nos esportes. Abraço e boas ondas, Neko.