Repare na foto (tirei em 2005 em Sapiranga). Trata-se de um bico de asa Litespeed. O piloto da asa havia feito um pouso ruim há alguns dias atrás e na montagem da asa no dia da foto reparou que os "nose plates" estavam empenados. Agora você viu do que se trata. Nada recomendável voar com o equipamento nessas condições. Os comandos tendem a estar um pouco prejudicados e a asa pode "tender" para algum lado. Querer entrar em curva sozinha. Mas o mais grave é que alguma das peças avariadas pode "quebrar" em vôo o que obviamente trata-se de um alto risco para o piloto. No surf, nem tanto no windsurf, uma falha no equipamento não gera riscos de vida. Apenas possível perda de performance. Já no vôo livre a coisa é diferente. Inspeções constantes no estado do equipamento não só são altamente recomendadas como é dever de cada piloto. A asa da foto foi desmontada e o piloto não voou nesse dia.
15 de jul. de 2010
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