15 de mar. de 2008

Vôo duplo de asa delta

Na época em que eu voava de asa delta, fiz também vôos duplos. Levava comigo pessoas leigas no esporte para voar. Fiz isto como profissão no Rio de Janeiro no final dos anos 80 início dos anos 90. Depois continuei com a atividade mas de forma mais amadora, sem o compromisso de pagar minhas contas com este trabalho. No total foram algo em torno de 2000 vôos duplos de asa delta. Tive a oportunidade de voar com todo o tipo de passageiros. Na praia de São Conrado no Rio de Janeiro, pode-se encontrar vários pilotos de vôo duplo de asa delta credenciados e com vasta experiência. Sem dúvida lá é o melhor lugar no mundo para o vôo duplo. Muitos pensam que para aprender a voar de asa delta necesáriamente tem-se que fazer vôo duplos. Não é verdade. Cursos normais de decolagem de montanha podem ser feitos sem a necessidade do vôo duplo (eu aprendi a voar sem ter feito vôo duplo), apesar de ser sempre bom voar duplo com o instrutor no aprendizado pois as orientações de comandos podem ser passadas ao pé do ouvido. A seguir uma reprodução do texto de um site que tenho específicamente sobre vôo duplo de asa delta. No meio do texto alguns videos e imagens desta forma de voar (já foi postado aqui no Top Wings um texto para o INEMA onde foi comentado algo sobre vôo duplo também).
O que preciso para voar duplo de Asa Delta

Vôo duplo de asa delta: Vôo duplo de asa delta é um vôo onde duas pessoas voam em uma asa delta com área vélica maior que uma asa de vôo solo. As duas pessoas são: O piloto e o passageiro. A asa de vôo duplo: Esta asa normalmente é parecida com as asas utilizadas para iniciantes no esporte. As características de vôo da asa de duplo que auxiliam ao piloto efetuar um vôo com segurança são: Asa lenta => Facilita na decolagem e no pouso, com baixa velocidade de vôo a corrida para a decolagem e para o pouso são mais lentas. Fácil comando => O piloto tem mais condição de efetuar correções no vôo, principalmente durante a decolagem e pouso (situações mais críticas devido a proximidade do chão). Tamanho maior => Quanto maior a asa, mais condição de levar mais peso com menos velocidade. Uma asa de vôo solo pode levar duas pessoas, seria o equivalente a uma pessoa de 140 kg de peso voar numa asa para uma pessoa de 70 kg, ou seja, voaria a uma velocidade muito alta, o que tornaria muito difícil o pouso. O piloto de vôo duplo: O piloto de vôo duplo tem ser um piloto de asa delta com alguma experiência, no mínimo com uns 3 anos de vôos bem voados. Uma grande diferença entre o vôo solo e o vôo duplo é que no vôo duplo tem uma pessoa do lado do piloto, geralmente com mêdo, e que possívelmente pode atrapalhar o comando da asa, sem a intenção, e que o piloto deve estar preparado para dominar esta situação. Além disto o piloto está levando um passageiro que quer aproveitar ao máximo a experiência de voar, com segurança. É uma grande responsabilidade para o piloto garantir a segurança do passageiro. O passageiro de vôo duplo: O passageiro de vôo duplo pode ser qualquer pessoa (as vezes até animais voam duplo...) que tenha a vontade de voar. Voar sem ter vontade, pode ser uma experiência desagradável. A maioria das pessoas não quer voar, quem quer, quer mesmo !! Idade ideal para o passageiro => de 4 a 140 anos. Minha experiência: Passageiro mais novo => minha filha Luiza, seu primeiro vôo foi aos 5 anos de idade. Passageira mais idosa => Mrs. Dorothy, 67 anos. Peso ideal do passageiro => de 0 a 100 kg. Minha experiência: Passageiro mais leve => Luiza aos 5 anos, cerca de 20 kg. O mais pesado, não lembro o nome, mas pesava 110 kg, nosso pouso não foi o dos mais lentos que já fiz... Sexo ideal do passageiro =>Mulher, além de serem mais leves, são mulheres. Podem voar entretanto homens e seres humanos de sexo indefinido. O que o passageiro precisa para voar => 1° VONTADE, 2° Ter a idade, peso e sexo explicados anteriormente, 3° Conseguir correr 5 metros de distância, muito útil na decolagem e no pouso, 4° Encontrar um local de vôo onde existam pilotos capacitados para o levar num vôo duplo e 5° A condição meteorológica estar propícia para o vôo duplo, principalmente o vento na intensidade e direção certa ( entrando de frente na rampa de decolagem). Muitas pessoas pensam que o sol é o fator principal para voar, pode estar um lindo dia de sol e o vento estar na direção errada, por outro lado pode estar um dia nublado e dando um vôo duplo excelente. Antes de decidir ir voar por causa do lindo dia ou desistir devido as nuvens no céu, pergunte ao piloto. A preparação para o vôo duplo: Antes de voar duplo, o piloto deve explicar aos passageiros, os procedimentos de decolagem vôo e pouso, que são muito simples. Normalmente de faz um treino da corrida da decolagem antes de voar, para que o passageiro sinta a importância de corrida, para onde olhar e onde segurar. O piloto na decolagem, segura a asa nos ombros, e o passageiro fica ao seu lado. Antes de decolar, ambos o passageiro e o piloto deitam presos a asa para verificar se os equipamentos estão corretamente posicionados, isto é muito importante !!! A decolagem: MOMENTO MAIS IMPORTANTE !!! Concentração total ambos do piloto e do passageiro. Do passageiro, só uma corridinha leve e constante até o fim da rampa. Do piloto, asa nivelada, vento de frente, passageiro preparado e MUITA RESPONSABILIDADE. Depois da corrida na rampa, O VÔO !!!. (Estou vendendo esta asa delta para vôo duplo que aparece nos videos abaixo)
Aqui uma entrevista com a reporter da Band, Luci Jorge (algo em torno de 1996) que voou duplo comigo.

É um momento de muita adrenalina para o passageiro, as reações são as mais variadas possíveis...

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