7 de jun. de 2008

O que pensa um desportista radical?

Um bom desportista radical tem que estar muito concentrado nos seus objetivos para ter sucesso em suas manobras. No surf, olho fixo na parede na frente para antecipar a formação e idealizar uma manobra mais radical. Pode ser um tubão ou pode ser uma explosão no lip, depende do que a onda vai te proporcionar. No windsurf se vem uma marola no caminho pode sair um vôo. A rajada de vento que se desenha na água mais a frente pode significar um início de planada ou uma planada mais consistente. Mais velocidade. No vôo livre o raciocínio num vôo de distância fica no ciclo que vai estar na frente. Pular regiões de pousos restritos usando a chupada da base da próxima nuvem. Logo raciocínios complexos tipo: "vai dar certo", "essa é minha", "caraca, fu...", são idéias que populam os cérebros destes audázes seres. Digamos que não precisam ser cientistas de foguetes e que se ficarem pensando muito podem perder o próximo ciclo. Raciocínio rápido, atitude, decisão e equilíbrio. As dificuldades da vida pessoal, o trabalho, os problemas do mundo, estes tem que estar fora do cérebro do desportista radical para não atrapalharem os momentos de adrenalina e com isto tirarem o foco da ação. Logo, concluímos que para as manobras darem certo, durante os segundos de velocidade e decisão, o cerebelo é mais importante do que o cérebro! Fora da ação, aí sim que a falta de recheio craniano pode fazer falta...

2 comentários:

David A. Husadel disse...

Neko, neste mesmo pensamento, me lembro de umas décadas atrás quando os mais velhos se deparavam com surfistas e costumavam dizer que surfista é alienado. Alienado é diferente de conscentrado, focado, direcionando 100% dos pensamentos no momento. Alienado do lixo cultural que ocupa muitas mentes, sim, mas para fazer manobras radicais, colocar a vida em jogo muitas vezes, é saber o que outros não sabem. Abrax.

Neko disse...

Grande Davizinho! Os tempos mudaram e os que estão no comando hoje são os surfistas de ontem. Preconceito bobo sempre vai existir. O ponto neste assunto é que ser atleta de esportes mais radicais, que exigem foco extremo, faz com que as outras coisas da vida sumam para este indivíduo por alguns momentos. Entramos numa zona ZEN e só o que nos influencia é o que está ao alcance de nossa habilidade. O resto do mundo vira nada. Talvez por isto que façca tão bem a saúde surfar uma onda. ABRAÇO! Neko.