10 de jun. de 2008

Base

Ficar em pé com consistência encima de uma prancha é o que chamamos de base. Pés bem posicionados na prancha promovendo manobras redondas e seguras. Vários esportes são praticados sobre pranchas. Surf, windsurf, skate, snowboard, kite surf, etc. Se você é praticante de mais do que um destes esportes, pode utilizar um deles para aprimorar a base de outro. Nesta foto, datada de mais ou menos 1980, eu treinando num skate na rampa do Clube 12 de Agosto na praia de Jurerê em Florianópolis/SC. Naquela ocasião eu surfava em competições e nos dias sem onda, ou quando não podia surfar, ia para a rampa de skate treinar minha base. Como existem algumas manobras nos dois esportes muito parecidas, a repetição dos movimentos num esporte (no caso skate), me ajudava a manter consistência e equilíbrio nas manobras no outro (surf). É um esporte ajudando o outro. Atualmente não tenho skate, mas pratico windsurf e surf. Tenho reparado que o windsurf tem me ajudado no equilíbrio sobre minha prancha de surf (e vice e versa). Estou conseguindo manter o raciocínio do equilíbrio sobre a minha base mais atualizada. Portanto, se você tem a possibilidade de praticar mais de um esporte, repare que a repetição de alguns movimentos, o fortalecimento de alguns músculos e os reflexos desenvolvidos em algumas manobras, podem ajudar no aprimoramento de outro esporte e com isto sua base ganhar mais consistência.

Nenhum comentário: