28 de ago. de 2009

Do fundo do baú

Dias atrás recebi um e-mail do meu primo e brou das antigas David Husadel, o Davizinho. Participamos em 1980 de um campeonato de duplas onde eu e ele éramos o time. Foi uma competição emocionante e talvez a mais importante no surf para mim. David surfava com a menor prancha que eu tinha visto em ação, uma 5' 2"! Nossa vitória era dada como certa mas na final deixamos escorregar o título... Ele relata com suas palavras o fato:
"O ano era 1980, na época eu estava no meu último ano de colégio, me preparando para o vestibular da UFSC. O Beto e o Zéca das pranchas Martins de Balneário Camboriú tinham feito uma 5' 2" biquilha branca e cor de rosa que era um foguete. Um dia em julho, meu primo Neko, que também surfava com o apoio das pranchas Martins foi a Balneário Camboriú e me convidou para fazer parte com ele, de uma dupla, para um Campeonato de Duplas que aconteceria na Joaquina dali a algumas semanas. Ele já tinha conseguido patrocinio da Boutique Marrocana para a dupla. Fiquei amarradão. No primeiro dia do campeonato, 6a. feira, o mar estava de leste e grande, surfamos de manhã cedo, mas as condições estavam fora do controle. Quase que a raça toda do campeonato saiu para ir para a Barra da Lagoa, as direitas clássicas antes do Mole do canal. Mas em julho de 1980, estava sendo feito o asfalto que liga o Porto da Lagoa, Praia Mole até a Barra e não tinha acesso pelo leste da Ilha, o único caminho era via Rio Vermelho com estrada de terra. Pegamos umas Barcas na Ponte da Lagoa que nos levou até a Barra. Tinha direitas fantásticas. No sábado e no domingo o campeonato aconteceu com altas ondas na Joaquina. Eu e Neko nos revesamos em surfar bem cada bateria. Na final contra as feras da época, os irmãos de Joinville, Caxito e Gugui, não tivemos tanta sorte. Como na época as camisetas de competição eram de algodão, nós amarravamos com um laço no lado da cintura, este pedaço do laço ficou duas vezes entre minha mão e a prancha na hora de levantar no drop, leveu duas vacas que tiraram minha chance de reação, Neko também não achou boas ondas, mas o 2o. lugar em um campeonato daquele nível, foi uma projeção muito boa. Alguns duplas que me lembro na competição. Caxito, Gugui, Neko, David, Bita, Flavio Boabaid, Gigante, Touro, Zeno Brito, Ivan Altoff, Perdigão, Catão, Paulo Sefton, Mico Sefton, Morongo, Darcy, Toló, Telmo Capistrano, Netão, Rô Lobato, Roberto Lima, Bichinho, os irmãos gemeos Marcelo e Duduca, Bilo, Nego, Bruno, Boca...."

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Neko,parabéns, adorei o artigo. Estou trabalhando na produção do Livro Origem Surf no Sul, gostaria de conversar contigo.
meu email é:
origemsurfnosul@yahoo.com.br

Abraço
Cris Engler

Neko disse...

Ok Cristina, obrigado pela visita e pelo comentário. Será um prazer passar informações que possam te ajudar neste teu projeto. Surf! Sucesso e boas ondas, Neko.

Anônimo disse...

Grande Neko, faz muito bem em lembrar fatos marcantes da tua tragetória dentro do surf.Parabens,Mauro.

Neko disse...

Ok Mauro, valeu! A trajetória ainda não acabou. Competições não estão nos meus planos, mas novas manobras que ainda não fiz sim. Abraço e boas ondas,Neko.