31 de jul. de 2008

Divulgação de minicurso sobre Esportes Radicais

Como parte da divulgação do mini curso que vou ministrar na Feevale em 18, 19 e 20 de agosto próximo, fiz uma entrevista ao pessoal da Imprensa da Feevale, texto que reproduzo a abaixo. Hoje, 30 de julho, entre 13 e 14h darei uma entrevista para Radio ABC 900 de Novo Hamburgo. Programa: "Alejandro Malo recebe". Assunto: Prática de esportes radicais e o curso que a Feevale irá promover. Até lá galera.

Esporte radical: essa moda pega!
30/7/2008 - Quarta-feira

Melhor entendimento sobre a prática de esportes radicais, no dia-a-dia das pessoas, é o foco do curso que acontece de 18 a 20 de agosto, na Feevale.

Os esportes radicais estão longe de ser uma atividade da moda; eles estão aí para ficar, pois aproximam as pessoas cada vez mais da natureza e da adrenalina, além de contribuir para o condicionamento físico dos praticantes e servir como anti-estresse. Nessa perspectiva, a Feevale lança o curso "Praticando esporte radical com responsabilidade".

Os encontros têm por objetivo proporcionar um melhor entendimento aos participantes sobre o que são os esportes radicais (esportes de aventura), bem como apresentar um maior detalhamento sobre os equipamentos utilizados e informações sobre as condições e lugares para quem os pratica ou deseja praticá-los, cuidados e fundamentos importantes de alguns esportes radicais. O curso, conforme a coordenadora da atividade, Haide Maria Hupffer, será uma abordagem mais profunda sobre como executar estes esportes com segurança, realizando sonhos e vencendo desafios.

As atividades são destinadas aos profissionais e alunos das áreas de Turismo e Educação Física, praticantes, simpatizantes e curiosos na área. O curso, ministrado pelo especialista em esportes radicais, Luiz Felipe Rodrigues, acontece de 18 a 20 de agosto, das 19h às 22h. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de agosto, através do site www.feevale.br/extensao ou na Secretaria de Extensão dos campi I e II. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3586-8822.

Confira a entrevista com o ministrante Luiz Felipe Rodrigues (foto abaixo).

Praticante de esportes radicais desde 1974, começando pelo surf. Durante 21 anos, praticou asa delta no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e outros Estados, participando de vários campeonatos. Foi diretor do Departamento de Asa Delta da Federação Gaúcha de Vôo Livre (2001/2002). Realizou 2.000 vôos duplos de asa delta, no Rio de Janeiro. É praticante de windsurf desde 1977. Foi colunista da revista de vôo livre Air por vários anos. Atualmente, palestra sobre técnicas de vôo de distância (cross country) de asa delta e continua praticando esportes radicais.

- Qual o objetivo de fazer um curso sobre esportes radicais, aberto aos mais variados tipos de pessoas?

Para os leigos, a idéia é informar como são praticados esportes radicais, pois muitos desconhecem os detalhes básicos. Queremos desmistificar a imagem de que quem pratica esporte radical é irresponsável. Para os mais inseguros, vou mostrar que eles podem gerar autoconfiança, praticando algum esporte. Além disso, quero trazer para o público coisas que acontecem ou podem acontecer nas aventuras.

- Por que "Praticando esporte radical com responsabilidade"?

Porque é uma regra básica para a sobrevivência do praticante de esporte radical. É possível ser radical e responsável ao mesmo tempo.

- Os esportes radicais e de aventura, vem tendo maior procura? Quais principalmente?

Os esportes ditos radicais são geralmente novos. Os grupos não são tão grandes, quanto os dos esportes convencionais. Acredito que as pessoas têm um espírito mais aberto e jovem, o que ajuda na procura por aventuras. O crescimento destes esportes, na minha opinião, não é estrondoso, pois os grupos são relativamente pequenos. Contudo, o surf e o vôo livre, por exemplo, vêm tendo muita procura.

- Como estão as opções pelos esportes radicais no Rio Grande do Sul?

O Estado tem praticamente todos os esportes radicais que existem no Brasil, tendo até grandes campeões em várias modalidades. As condições geográficas e climáticas para a prática de esportes radicais são excelentes no Rio Grande do Sul.

- O que os participantes vão encontrar no curso?

Muitas imagens, vídeos, fotos, gráficos e músicas. Pensamos em um ambiente descontraído e propício para troca de idéias e coleta de informações.

- Quais os esportes que serão abordados no curso?

Todos os possíveis. Muitos fundamentos de um esporte, a segurança, por exemplo, se aplica em outro. Os detalhes estarão mais no surf, windsurf e asa delta.

- Os encontros serão teóricos ou práticos?

Teóricos, mas teremos algumas simulações, sem a necessidade de assinar termos de responsabilidade. Com conhecimento, a prática poderá ser mais proveitosa. A troca de idéias entre praticantes ajuda ao desenvolvimento de todo o grupo.

Nenhum comentário: