12 de jul. de 2008

Meu dia

Não tem aqueles dias em que tudo dá certo para você? Você está no rip, as condições estão do seu jeito, você está se sentindo bem? Pois é, isto aconteceu comigo no dia 29 de abril de 2006. Primeira etapa do campeonato gaúcho de asa delta de 2006, Nova Petrópolis. Não estava me sentindo pressionado pela competição e muito menos preocupado em ter boa colocação. Relaxado, preparei meu equipamento e decolei num momento que achei legal. Os pilotos de ponta já estavam voando, um marcando o outro, procurando as primeiras colocações. Eu me preocupava em fazer um bom vôo, o dia estava muito bom para voar. Vi outros pilotos indo para a prova com muito menos altura que eu. Preferi ganhar o máximo de altura possível no dia e nunca ficar baixo. Acertei! Quem ficou com altura abaixo das montanhas, pousou. Por algumas vezes desisti de seguir o caminho da prova para ficar mais alto. Resultado: Fui o único que completou a prova. Primeiro colocado! Momentos como este são daqueles que nos trazem boas lembranças do passado. Realização pessoal. Na época eu voava uma asa delta marca AREOS modelo COMBAT L. Um planador! No site do representante da asa no Brasil, editado pelo Luizinho Nienmeyer, o Aeros Brasil, dei esta entrevista:
Campeonato Gaucho em Nova Petrópolis. A rotina de vitórias continua para as Combat L. Terminou neste fim-de-semana a etapa do Campeonato Gaucho em Nova Petrópolis e em primeiro lugar ficou o piloto Luiz Felipe Rodrigues, o Neko, voando uma Combat L e em terceiro o Christian também de Combat L. Abaixo algumas informações da única prova válida enviada pelo Neko. "O campeonato gaúcho de asa delta começou este ano mais tarde. A primeira etapa foi em Nova Petrópolis nos dias 29 e 30 de abril e 1 de maio. No primeiro dia a prova escolhida não foi longa, um zig zag pela área da rampa e do pouso oficial. Decolei na hora que o start já estava aberto e saí dentro de um ciclo fraco mas consistente. Pensei em ficar o mais alto possível e só abandonar a termal quando ela acabasse. Já podia ver o time da frente indo para o primeiro pilão. Fiquei no time do Jamir, Christian e Maiquel. Fiz bem o primeiro pilão e voltei para térmica de onde eu tinha saído. Indo para o segundo pilão vi Jamir e Christian enroscando mais na frente. Fui lá e quando cheguei eles já estavam abandonando a térmica. Nisso comecei a ver asas pousando fora do pouso oficial (que era o goal). Fui então para o terceiro pilão e voltando jé em direção ao último pilão escutei pelo rádio o Christian dizendo para o Jamir que estavam baixos lá. O Maiquel seguiu para eles, eu vi que azulava o céu naquela direção e resolvi voltar. O céu estava cada vez mais bonito e era cerca de 2 h da tarde, cedo. Peguei então um ciclo bom e fui a 1200 m, meu vario dizia que eu chegava com 500 m no pilão, fui. Fiz o pilão e virei o bico para o goal. Vario dizendo 0 m no goal. Escolhi uma rota boa e vim num planeio fantástico chegando no goal com uns 150 m de altura. Que asa !!! Pousei e então descobri que era o único a completar a prova. Quem acelerou e ficou abaixo do topo das montanhas não pegou mais nada e pousou. Não era dia para velocidade e sim para voar nos ciclos qua pintavam. Céu lindo com nuvens. Foi uma surpresa geral, mas sinto que voar relaxado, com um equipamento de ponta é o canal. Estou muito satisfeito com minha asa e me sentindo bem voando nela." Colocação final asa delta:
1 - Neko - Combat L
2 - Jamir - Litespeed S
3 - Christian - Combat L
4 - Maiquel - Litespeed
5 - Baca - Talon

No meu site Logbook, onde registrei todos os meus vôo solos de asa delta, do meio do ano 2000 até o final de 2007, não podia deixar de registrar este momento. Lá podem ser vistas fotos, dados do meu GPS e variometro entre outras coisas do dia. No site Logbook 2006, é o vôo do dia 29/04/2006. E finalizando, abaixo o video que produzi neste dia:

Nenhum comentário: