20 de ago. de 2008

A sua prancha tem a sua cara?

Você tem a prancha ideal para você mesmo? Como seria esta prancha? Qual é a prancha ideal para mim? Estas perguntas estão na cabeça de muitos surfistas, principalmente os amadores. Os surfistas profissionais estão encima de uma prancha de surf horas e horas, dia a dia. Sabem muito bem a diferença que um jogo de quilhas pode fazer numa performance, na manobra preferida. Tipo de rabeta, largura máxima, outline, bordas, espessura, peso, flexibilidade, curvatura do bico, kick na rabeta, tipo de fundo, etc. Ok, mas e você que não é um surfista de competição? Existem aqueles que sabem o que querem, tipo os surfistas de pranchão a quem eu admiro. Surfo pranchão, gosto, e quero um pranchão! Bacana. Não é o meu caso, mas cada um tem sua escolha, sem preconceitos. Mas tem muito surfista que não tem noção de onde anda pisando quando consegue se levantar de pé numa prancha de surf. Surfistas iniciantes devem procurar pranchas fáceis de surfar. Pranchas com boa flutuação, fáceis de entrar na onda, estáveis na sua trajetória retilínea. Espessas, maiores. A medida que vão se acostumando com o "reto side", começam a ensaiar cavadas e a entrada num corte. Pegar onda de verdade. Aí aquela pranchinha mamãezona começa a se tornar um Titanic tocomotion. Atraso. Hora de evoluir, trocar. E qual seria a prancha certa? Muitas vezes, por falta de orientação, pelo fato de só trocar idéias com surfistas iniciantes como você, do seu nível de conhecimento de surf, pode ser que a sua escolha de prancha seja errada para você. Uma prancha que não é a sua cara. Tipo um sapato apertado ou uma camisa com desenho esquisito. Você pode até usar, mas não se sente bem. Não te dá tesão. Pode até piorar o teu surf. A mais barata! Me dei bem! Nem sempre... Claro que todos nós queremos economizar o dinheirinho ganho com o nosso trabalho suado. Em toda a negociação comercial, cada um puxa para o seu lado. Quem compra quer economizar, quem vende quer dinheiro. Num negócio justo, todos ganham. O bom, bonito e barato vale em todo lugar. Mas o barato pode ser um atraso. Pouco dinheiro mas jogado fora. Hoje em dia existem inúmeras opções de fornecedores, o mercado auto regula os preços. Prancha muito cara, não vende. Prancha muito barata, desconfie. Um caso deste de prancha de surf errada já aconteceu comigo: Por alguns anos eu tive duas pranchas ao mesmo tempo. Uma 6' 0" tipo maroleira, com boa borda, rabeta com espessura, round pin e uma 6' 4", borda bem mais fina. Gostava mesmo era da 6' 0". A 6' 4" era de pouca flutuação, entrava mal nas ondas, mas era para mares maiores (teoricamenta). As pranchas ficavam guardadas num apartamento de minha mãe na praia, em Florianópolis. Não é que um dia, uns ladrões entraram lá e roubaram minhas duas pranchas! Que Deus dê a eles o que merecem. Bom, tive que me virar e arrumar outra prancha. Meu primo, Guga Arruda, me ajudou a escolher uma prancha para o meu surf. Ele veio com um papo de uma pranchinha 6' 1", eu estava meio paradão no surf, meio pesado, só queria saber de voar de asa delta... Será que não era viagem da cabeça dele? Tá, fui na confiança, fiquei com a prancha. Meio parado no surf mesmo, não iria entrar em marzão que exigisse uma prancha maior. Mas e a entrada na onda? Com minha remadinha senil ia ser brabo! Mas surpreendentemente a prancha boiava, tinha espessura... Meu irmão! Que prancha! "Agradeci" (entre aspas mesmo) de ter perdido minhas duas pranchas antigas, dois TOCOS! (Olha qual foi o castigo de Deus pros ladrões manés!) Atrasavam meu surf e eu não tinha me tocado disto. A tal 6' 1", que por sinal era usada, era muito boa! O Guga gostava dela. Era dele. Meu surf deu uma melhorada radical. Reciclado. A prancha batia no lip e voltava sozinha para a onda. As outras antigas, na volta do lip, entravam de borda e eu caía... Vaca (boiada). Portanto, é muito importante analisar qual a melhor prancha para o teu surf. Escolher a prancha que vai fazer teu surf evoluir, te dar prazer, melhorar tua auto estima. É muito bom ter algum surfista experiente brother por perto, daqueles que surfam de verdade, de confiança, te ajudando na escolha. Agora, se você quer comprar uma prancha só pelo preço, surfa de peito, jacaré, é de graça! Tem prancha usada por aí valendo menos de R$ 100. Mas se queres evolução, pranchas usadas, em boas condições, são uma opção. Principalmente se esta prancha tenha sido usada por um campeão do surf. É adequada ao seu tamanho e peso? Ao seu surf? Perfeito! Você trabalha é para poder se divertir de verdade! Viver! Vamos as ondas. Olha a direita!

Nenhum comentário: