26 de nov. de 2009

Freak wave

No dia 19 deste mês um evento climático extremo no sul do Brasil gerou uma série de prejuízos, vítimas e dúvidas. Em Florianópolis uma grande onda varreu algumas praias e fez pessoas pensarem que poderia ter sido um tsunami! Tsunami como sabemos é consequência de terremotos no fundo do mar. Temos terremotos no fundo do mar do Brasil? Fiquei curioso sobre o assunto e em pesquisas achei este documentário sobre as tais "freak waves". A indústria naval dimensiona as embarcações baseado em modelos matemáticos lineares e alguns estudiosos no assunto estão chegando a outras conclusões mais recentes sobre a origens dessas ondas monstruosas e misteriosas. Pelo que pode ser visto neste documentário de 5 partes, muita coisa ainda não está totalmente explicada pela ciência. Quando você tiver 1h do seu tempo disponível, veja todas as 5 partes do documentário e tire suas próprias conclusões. No mínimo entender o que está acontecendo ao nosso redor e o que podemos fazer para evitar situações indesejadas. Pelo menos saber qual a probabilidade de acontecerem na região em que vivemos. Concluindo, a cada dia que passa aprendemos que temos muita coisa ainda para aprender...

Parte 1 de 5.



Parte 2 de 5.



Parte 3 de 5.



Parte 4 de 5.



Parte 5 de 5.



E a seguir partes do relato do surfista local Gerson que estava dentro da água, surfando, na Praia do Matadeiro no sul da ilha de Florianópolis/SC no momento que esta onda devastadora chegou:

"... Eu e o Phillipe estávamos no Matadeiro neste dia. 20 minutos antes da Freak Wave, o vento parou totalmente, bateu aquele mormaço e de repente pude notar que o mar sofria uma enorme transformação, questão de 2 minutos. O mar passou de meio metro a um metrão, pessoal começou a se olhar diferente e ninguém estava entendendo nada. De repente cai um sudoeste forte, vira pra leste e o mar começa a ficar cabuloso, as ondas atingiam 1.5 com séries maiores e insurfáveis, a maré não estava cheia e de repente a água do mar ia lá embaixo do bar do Alécio e voltava numa velocidade fora do normal, a onda entrava alinhada na praia inteira e fechando, lance impressionante, foi onde falei pro Phillipe, a primeira que vir vou embora. Botei pra baixo numa nega daquelas que meu Deus cheguei a ver a areia passando por baixo da prancha e quando a espumarada me catou, credo oOoOoO, me jogou longe, a velocidade e a força da onda era impressionante. Quando estávamos subindo o costão pela trilha, seguindo em direção ao riozinho, pra atravessá-lo, entro o PAU de vento sul. Não sei se você conhece a comunidade de pescadores que tem ali na Praia da Armação, local, por onde a maioria dos turistas acessam a praia. Quando iniciei nosso trajeto ali por dentro, só pra ti ter noção, eu e o PH, tivemos que nos encostar numa das paredes e travar os pés no chão, em virtude da forte força do vento, onde a gente dava 2 passos pra trás e meio passo pra frente, lance impressionante. Ficamos ali naquele corredor por uns 3 minutos, tempo que durou aquela cena e pude ver a freak wave entrar na curva da Armação, meu Deus, uma onda inteira entrando por trás da ilha que fica em frente a Armação e numa velocidade fora da normal. Ali naquele local, os pescadores tiveram muiiiiita sorte, pois o canto esquerdo do costão do Matadeiro e a ilha protejeram as embarcações. Como o vento entrou muito forte, também não ficou nenhum turista na praia, sendo assim, ninguém foi atingido. Saindo dali, a minha preocupação era passar pela rodovia entre o Caldeirão e o Morro das Pedras. Pra você ter idéia da força do mar ali, as ondas batiam 1,5m a 2,0m acima do normal e a espuma vinha por cima do asfalto.... Hoje fico imaginando se isso tivesse acontecido em período de temporada com praias lotadas..."

Nenhum comentário: