8 de set. de 2008

Pororoca

Já foi visto no Top Wings este assunto quando lembramos de algus recordes mundiais de surf batidos no Brasil. Este fenômeno mágico é causado pela combinação das forças gravitacionais da Lua e da Terra (mudança das fases da lua, principalmente nos equinócios que aumenta a propensão da massa líquida dos oceanos). Guga Arruda e Eraldo Gueiros, foram os primeiros surfistas a surfarem a pororoca do Rio Araguiari em 1997. De lá para cá o mundo foi conhecendo este fenômeno e surfistas de vária partes do mundo já visitaram a Amazônia a procura desta onda quase que infinita. A seguir alguns videos sobre o assunto. Neste primeiro, um filme a seguir, feito pelo pessoal da região, conta com um início bem brasileiro. O som da cultura local que dá um tom carácterístico ao assunto. Mais um Brasil dentro do nossa riqueza cultural Brasileira.

Já este outro video, contou com surfistas mais conhecidos no cenário do surf e com patrocinadores para sua produção. É o trailer do filme POROROCA - Surfing the Amazon.

E finalmente, outro video em inglês sobre o fenomeno, passando aquela sensação de fenômeno natural mágico, desconhecido e surpreendente.

Nenhum comentário: