7 de set. de 2008

Vôo memorável

Muitas vezes em nossas vidas passamos por momentos que ficam gravados para sempre na nossa memória. Quando estes momentos são bons, valem sempre a lembrança pois ela vem carregada de energia positiva. No dia 15 de novembro de 2006, fiz um vôo de asa delta que não sairá das minhas boas lembranças do passado. Decolei da rampa do Ninho das Águias em Nova Petrópolis e saí em direção à Canela visando um vôo de distância livre sobre o planalto dos Campos de Cima da Serra (RS). Alguns outros pilotos já haviam iniciado esta rota e eu estava um pouco atrasado. Ao sair de cima da região da cidade de Nova Petrópolis eu estava a cerca de 2.400 metros de altura (uns 1.600 acima do solo), mirei Gramado e fui num planeio até quase o chão... Fiquei muito baixo sobre a estrada que liga Nova Petrópolis a Gramado, cerca de 100 metros de altura em relação ao solo, o que para uma asa delta é altura para praticamente aproximação para pouso. Insisti em uma térmica fraca e fiquei por ali alguns minutos. Cerca de meia hora olhando para possíveis pousos sem largar a fraca ascendente. Até que senti um cheiro de porcos, engatei numa mais forte e saí dali! Nesta hora, o pessoal já tinha passado Gramado e sumido do meu visual. Constatei que o vento era do quadrante norte e achei um mal negócio tentar a passada por Jaquirana. Contra-vento. De cima de Canela optei por descer a serra e ir sentido Igrejinha, onde pousei. Não foi um vôo longo, cerca de 45 km em linha reta, mas foi inusitado e emocionante. Uma aventura do começo ao fim. A seguir, um video que fiz deste vôo.

Nenhum comentário: