12 de fev. de 2009

O CASO PESCA E SURF (10)

Iniciando o capítulo 7.3 do trabalho O CASO PESCA E SURF, o assunto marés.

7.3 Aspectos da Dinâmica Costeira do Litoral Norte
O conhecimento da dinâmica costeira é fundamental para qualquer proposta de gerenciamento do ambiente costeiro. Pesquisadores do CECO/UFRGS têm estudado a região costeira do RS há 40 anos, fornecendo subsídios para o entendimento dos parâmetros que regem a dinâmica deste ambiente. Estes dados serão levados em conta para considerações sobre as atividades de pesca profissional artesanal e surf na orla marítima do município de Cidreira, área estudo desta pesquisa. Para Gruber (1999), as costas abertas do tipo oceânica tem sua morfologia ligada a uma combinação de forças gravitacionais e hidráulicas, a partir de ondas e correntes. 
A figura oito explicita os processos atuantes na morfodinâmica de praias. Figura 8: Processos atuantes na morfodinâmica de antepraia. Fonte: (NIEDORODA, 1984 copiado de Gruber 2002).
7.3.1 As Marés
Segundo Strahler (1994), as mudanças contínuas de posição dos grandes corpos celestes (Sol, Lua) afetam o balanço de distribuição das massas de água no globo terrestre. Isso ocorre devido à força de atração gravitacional que eles exercem sobre os fluidos, e são conhecidas como marés astronômicas. Elas correspondem à subida e descida rítmica do nível do mar devido às forças de atração do Sol e da Lua sobre o planeta Terra. Segundo Villwock (1994), duas vezes em cada mês, na lua nova e na lua cheia, ocorrem marés mais altas, conhecidas como marés de sizígia. Ainda para o autor, além das marés astronômicas, outros fatores físicos podem ocasionar a rápida elevação do nível do mar, formando as marés meteorológicas, como: ventos fortes soprando do mar, tempestades com queda abrupta da pressão atmosférica, abalos ou alterações sísmicas no fundo marinho. Para Nicolodi (1999), a amplitude média de maré para a costa do litoral gaúcho não ultrapassa 50 cm, caracterizando-a como uma área de micro-marés (amplitude de maré inferior a 2m). As costas dominadas por micro-marés possuem ilhas barreiras alongadas (30-100 km), pequeno número de canais e pouco desenvolvimento de manguezais e marismas (VILLWOCK, 1994 pág.45).

Semana que vem neste trabalho, AS ONDAS! Urrú! Vai perder essa?

Nenhum comentário: