2 de abr. de 2009

O CASO PESCA E SURF (17)

9 OS CONFLITOS PESCA X SURF NO MUNICÍPIO DE CIDREIRA

9.1 Uso e ocupação da orla marítima de Cidreira
Para classificação da orla marítima do município de Cidreira, seguimos metodologia utilizada por Nicolodi (1999). Em estudo sobre os impactos das ressacas no município de Cidreira, Nicolodi (op sit) classificou a orla marítima do município segundo a ocupação da orla em relação às dunas frontais, definindo cinco setores principais pelas seguintes categorias:
1. Dunas Frontais Preservadas;
2. Ocupação da Orla após as Dunas Frontais;
3. Orla Marítima Urbanizada;
4. Sub-Habitações sobre as Dunas Frontais;
5. Área Mista com Ocupação e Dunas;
Utilizando esta mesma classificação fizemos o levantamento da ocupação da orla marítima do município de Cidreira após oito anos, através de um levantamento de campo realizado no município de Cidreira nos dias 18 e 19 de novembro de 2007. Foram feitos o registro fotográfico destas áreas e sua localização através de pontos captados com GPS. Também foram levantados os cabos de redes dispostos na orla, caracterizando seu uso em relação às atividades pesca e surf. A síntese desses levantamentos resultou no Mapa de Uso e Ocupação da Orla Marítima de Cidreira (Figura 13).

Figura 13: Mapa de Uso e Ocupação da Orla Marítima de Cidreira. – Ingo Kuerten, 2008. Fonte: Limite Municipal – IBGE. Arruamentos – GoDigital - 2008.
Utilizando como ferramenta de apoio imagens de satélite de alta resolução do Google Earth, pudemos analisar as formas das construções residenciais, estimando dessa forma o tipo predominante de ocupação – segundas-residências, moradores permanentes, submoradias, etc. Um maior detalhamento encontra-se a seguir:
Setor 1 - Dunas Frontais Preservadas
Estas características podem ser encontradas em dois trechos da orla, um mais ao norte e outro ao sul do município. O trecho mais ao norte caracteriza-se pela ausência de urbanização e preservação das dunas frontais. Possui aproximadamente 4,5km desde o limite com o município de Tramandaí até as últimas construções ao norte do balneário Salinas. Neste trecho da orla foram identificados nove cabos de rede. Coordenadas (30°05’53”S; 50°10’15”W) e (30°08’11.4”S 50°11’13.2”W), visualizado a partir da imagem de satélite captada na ferramenta Google Earth (figura 14).

Figura 14: Vista aérea do Setor 1 norte. Nesta imagem se percebe a ausência de urbanização, caracterizando um trecho de orla altamente preservado. Identificação de nove cabos de redes neste trecho da or la. Fonte: Imagem Google Earth e Ingo Kuerten - 2008.
O trecho mais ao sul, com extensão de aproximadamente 900m, encontra-se próximo ao local conhecido como “retiro dos padres”. Caracteriza-se por ser fracamente ocupado, onde as residências não avançam sobre o campo de dunas frontais, conforme figura 15.

Figura 15: Setor 1 sul. Pequeno trecho de orla ainda preservado. Três cabos de redes ident ificados. Nota-se a oeste o campo de dunas eólicas do município de Cidreira. Constitui a única área não ocupada entre os municípios de Cidreira e Pinhal, ao sul. Fonte: Imagem Google Earth e Ingo Kuerten - 2008.
A Orla no setor um caracteriza-se como não-urbanizada, com dunas frontais preservadas e bem desenvolvidas. Ambos os trechos do setor 1 são definidos pelo município como áreas exclusivas para pesca profissional artesanal, sendo ocupadas por 12 cabos de redes de pesca.

Foto 6: Vista do limite norte para o sul do município de Cidreira. Área do Setor 1 - Orla aberta, rústica, com presença de dunas frontais preservadas e vegetação fixadora. Ao fundo, veículo com veranistas praticando pesca esportiva com molinete. Data 18/11/2007. Fonte: Ingo Kuerten, 2007.
Setor 2 - Ocupação da Orla após as Dunas Frontais
Este setor também se subdivide em dois trechos, Setor dois Norte e Setor dois Sul. O Setor dois Norte estende-se por aproximadamente 3 km, desde o início da urbanização ao norte do balneário Salinas até as proximidades da Avenida “T”. Localiza-se entre as coordenadas (30°08’11.4”S 50°11’13.2”W) e (30°09’44.9”S 50°11’48.9”W). Este trecho da orla caracteriza-se por ser urbanizado após a linha de dunas frontais. Os padrões de construção denotam um alto poder aquisitivo podendo classificar esta área como predominantemente de segundas residências. Foram identificados cinco cabos de redes neste trecho da orla, conforme figura 16.

Figura 16: Setor 2 norte e localização dos cabos de redes. Fonte: Imagem Google Earth e Ingo Kuerten – 2008.

Foto 7: Características da Orla no setor 2 Norte e cabo de rede fixado a tronco de madeira.
Esta rede de difícil identificação está próxima à plataforma de pesca, oferecendo alto risco de morte aos surfistas que freqüentam o local. Fonte: Ingo Kuerten, 2007.
Neste setor localiza-se a plataforma de pesca de Cidreira, muito procurada pelos surfistas pelas boas ondas que quebram no local. Porém, ele é delimitado pelo município como área de pesca. Durante o levantamento, flagramos três surfistas no mar, a aproximadamente 600m ao sul da plataforma de pesca. Antes de saírem da água, dois deles passaram sobre um cabo de rede, colocando suas vidas em risco, conforme foto oito.

Foto 8: Cabo de rede no canto inferior direito da foto e surfistas no mar. Risco de vida por desrespeito a delimitação municipal. Foto: Ingo Kuerten, 2007.
O Setor dois sul estende-se por aproximadamente 425m desde as proximidades da Rua Beija-Flor até o limite sul do município de Cidreira, entre as coordenadas (30°13’54.9”S 50°13’23.8”W) e (30°14’07.56”S 50°13’30.10”W). Este trecho do setor 2 também apresenta urbanização após a linha de dunas frontais e construções que caracterizam ser uma área predominantemente de segundas residências, porém não parecem ser de população com alto poder aquisitivo como no setor 2 norte. Segue este padrão de urbanização da orla pelo município de Pinhal, em conurbação com o município de Cidreira (figura 17). Neste trecho foi identificado um cabo de rede, próximo ao limite com Balneário Pinhal.

Figura 17: Vista aérea do Setor 2 Sul e limite de municípios conurbados Cidreira – Balneário Pinhal. Identificação de um cabo de rede neste trecho da orla. Fonte: Imagem Google Earth e Ingo Kuerten, 2008.
Chegamos neste ponto no momento da despesca, o que permitiu conversar com o pescador e fotografar a rede (foto nove). O pescador é morador do município de Balneário Pinhal e estava usando o ponto de pesca de um amigo de Cidreira.

Foto 9: Rede de pesca no setor 2 Sul. Fonte: Ingo Kuerten, 2007.
O Setor três estende-se por aproximadamente 2,6 km desde as proximidades da Avenida Giácomo Carniel, ao norte, até a avenida “G”, ao sul, localizado entre as coordenadas (30°09’44.9”S 50°11’48.9”W) e (30°11’48.21”S 50°12’38.13”W). É o setor com urbanização mais antiga. Parte central da orla, é onde se localiza o “calçadão” de Cidreira e a área delimitada para surf no município (extensão de 1,55km). A orla neste trecho está altamente alterada/urbanizada, com construções sobre a linha de dunas frontais, retirada das dunas, construção de “calçadão” (obra embargada CECO/FEPAM) e bocas-de-lobo para escoamento pluvial.

Foto 10: Setor 3. Orla intensamente urbanizada, sem dunas frontais, com boca de lobo e pavimentação da orla (calçadão). No centro da imagem, entrada de garagem na linha de praia. Fonte: Ingo Kuerten, 2007.

Figura 18: Setor 3. Área da orla de ocupação mais antiga do município. Nota-se o avanço da ocupação sobre o campo de dunas eólicas a oeste da imagem. Em azul, área delimitada para surf no município. Fonte: Google Earth e Ingo Kuerten, 2008.

Foto 11: Placa indicativa do limite de áreas surf-pesca no limite norte. Possui menos de 3m de altura. Ao fundo, construções e ausência de dunas frontais. Fonte: Ingo Kuerten, 2007. Dentro do setor três, no trecho da orla permitido para pesca (de aproximadamente 1 km), foram identificados sete cabos de redes, sendo que em ambas as extremidades norte-sul da área destinada para surf constatamos a presença de redes a uma distância inferior a 100 metros de cada extremidade. Além disso, foram flagrados dois pescadores com rede de passeio¹ dentro da área de surf do município, em ambas as extremidades norte-sul. Assim que perceberam que estavam sendo fotografados, soltaram a corda na água para evitar o flagrante.

Foto 12: Captada a partir do limite norte da área de surf, mostra um pescador com rede de passeio invadindo a área de surf. Apesar da dificuldade em observar, quatro surfistas encontravam-se no mar em linha com o pescador. Fonte: Ingo Kuerten 2007. Rede de passeio¹: Rede retangular composta por uma malha, bóia na parte superior, lastro na parte inferior e um cabo de sustentação. O pescador solta a rede em uma corrente de retorno e a deixa “passear” junto a corrente de deriva litorânea, sustentando-a pelo cabo. O Setor quatro estende-se por aproximadamente 3,1km desde as proximidades da Avenida “D” ao norte, até a Rua Beija-flor ao sul, entre as coordenadas (30°12’18.1”S 50°12’47.1”W) e (30°13’54.9”S 50°13’23.8”W). Este trecho da orla possui como características a construção irregular de sub-habitações sobre o campo de dunas frontais e retirada destas. A aglomeração de moradias extremamente simples caracteriza condições de pobreza e falta de condições de moradia. A ocupação neste trecho da orla é composta basicamente por moradores, ao contrário dos outros setores estudados. Neste trecho da orla foram identificados oito cabos de redes.

Figura 19: Detalhe do setor 4. A primeira linha de habitações a partir da faixa de praia caracteriza a ocupação da orla neste setor. Note as formas de aglomeração, sem divisão entre as residências, formando uma espécie de favela nesta faixa longitudinal à orla. Fonte: Google Earth e Ingo Kuerten, 2008.

Foto 13: Sub-moradias no setor 4. Não existe espaço entre as residências; construções sobre a linha de dunas frontais ou retirada destas em alguns trechos. Fonte: Ingo Kuerten, 2007.
O Setor cinco estende-se em um trecho de aproximadamente 1,4km, desde a Rua 44 (quarenta e quatro) até a Avenida Giácomo Carniel, entre as coordenadas (30°09’44.9”S 50°11’48.9”W) e (30°10’28.2”S 50°12’04.0”W). Este setor caracteriza-se por apresentar trechos com dunas frontais de pequeno e médio porte intercaladas com trechos de intensa urbanização sem dunas frontais. Neste setor da orla foram contabilizados dois cabos de redes.

Figura 20: Orla no Setor 5. Trecho com dunas preservadas e com intensa urbanização. Dois cabos de redes contabilizados neste setor. Fonte: Google Earth e Ingo Kuerten, 2008.

Foto 14: Zona mista com ocupação e dunas no setor 5. Fonte: Ingo Kuerten, 2007.
O levantamento da ocupação da orla marítima no município de Cidreira permitiu a identificação de cinco setores com trechos homogêneos quanto às formas de ocupação em relação à linha de dunas frontais. A espacialização dos cabos e redes de pesca e da área delimitada para surf no município permitiu caracterizar os usos da orla, mostrando que existe um total de 36 cabos e redes em uma área de aproximadamente 14 km (16,5 km de orla menos a área destinada para surf – 1,55 km).

Nenhum comentário: