12 de mar. de 2009

O CASO PESCA E SURF (14)

Entramos agora na parte deste trabalho que aborda a forma como nossa população chegou na praia... Seria esta a origem da CROWD?!... Brincadeiras a parte vamos na sequência deste sério trabalho do Ingo.

8 ASPECTOS DA OCUPAÇÃO LITORÂNEA DO RS
8.1 Aspectos da ocupação do Brasil e RS
Para entendermos a ocupação do nosso estado é preciso uma contextualização dentro do cenário nacional. A ocupação do Brasil inicia pelo litoral e suas infra-estruturas são instaladas de acordo com um modelo colonial predominante na América Latina, voltado para o oceano, desprestigiando a integração regional, e voltadas aos países colonizadores (BERNARDES, 1997). Isso fica evidente se percebermos a dominante direção das vias de transporte no sentido leste oeste, situação que é parcialmente resolvida com as instalações de rodovias radiais nos planos de integração nacional já em meados do século XX. O Rio Grande do Sul ainda no século XVII apresentava pouco adensamento populacional, seja por não apresentar riquezas minerais, como os atuais estados de Minas Gerais e Mato Grosso; constantes combates e tensões fronteiriças ou mesmo por apresentar dificuldades de aportamento devido a sua característica litorânea (BERNARDES, 1997). Os agrupamentos estavam restritos a algumas estâncias entre Laguna - SC e Rio Grande - RS e o povoamento jesuítico das missões. O planalto do norte por vezes recebia a incursão de paulistas em busca de gado selvagem. Esta situação modifica-se a partir do século XVIII com a interiorização com base nas charqueadas e no final do mesmo século com a vinda dos imigrantes açorianos ocupando partes do litoral e o eixo do rio Jacuí da foz à montante. O século XIX acaba por permitir a ocupação generalizada do território gaúcho com a imigração da Europa continental, principalmente alemães e italianos, ocupando as regiões de campos sujos e matas, então verdadeiras barreiras à ocupação (BERNARDES, 1997).

2 comentários:

Anônimo disse...

Fala Neko!!
Atenção no mar!! a partir de 15 de março está liberada a pesca com redes de cabo fixo em todo o nosso litoral, fora as áreas demarcadas para esportes náuticos.
abração!!

Ingo

Neko disse...

Valeu a dica Ingo e obrigado pela visita ao Top Wings. Farei uma postagem agora mesmo sobre o assunto. Abraço e boas ondas, Neko.