26 de mar. de 2009

O CASO PESCA E SURF (16)

8.3 Uso e Ocupação do município de Cidreira
O município de Cidreira foi inserido no subgrupo Municípios Urbanos com População Sazonal. Os municípios enquadrados neste sub-grupo possuem como características:
• Eram áreas de balneário antes de sua criação;
• Têm população predominantemente urbana (95%), porém menos de 20% dos domicílios é ocupado permanentemente, caracterizando-os como de segunda residência;
• Suas populações aumentam consideravelmente durante os meses de verão, assim como as atividades econômicas se voltam para este período. Dados do ultimo censo produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE corroboram estas conclusões para o município de Cidreira. Traçando um paralelo entre o número de domicílios ocupados e não ocupados, pode-se perceber como característica do município ser predominantemente composto por segundas residências, caracterizando sua vocação turística, conforme tabela dois, a seguir.
Tabela 2: Número de domicílios ocupados e não ocupados no município de Cidreira – 2000. Fonte: IBGE, Censo 2000. Adaptado de STROHAECKER (2007).
Os dados do IBGE apresentados na tabela três confirmam a característica de população predominantemente urbana (95,81%) para o município de Cidreira.
Tabela 3: População total, urbana e rural e taxa de crescimento anual em intervalo de 10 anos. Fonte: IBGE, Censo 2000. Adaptado de STROHAECKER (2007).
O Produto Interno Bruto do Município foi levantado através de pesquisa no endereço eletrônico do IBGE e está sintetizado na tabela quatro para o ano de 2005, período mais recente encontrado. Os dados estão agregados por setor de atividades – Agropecuária, Serviços, Indústria e Impostos.
Tabela 4: PIB do município de Cidreira, 2005. Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Contas Nacionais.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD divulga anualmente o Índice de Desenvolvimento Humano - IDH, fazendo um contraponto ao indicador Produto Interno Bruto – PIB. Isso porque o PNUD parte do pressuposto que para dimensionar o avanço de uma população, além de considerar o fator econômico, deve-se levar em conta características sociais, culturais e políticas. No IDH estão equacionados três sub-índices: educação, renda e longevidade. Estes três índices estão sintetizados para o município de Cidreira no quadro 1 (um).
Segundo o ranking de IDH municipal Cidreira encontrava-se, em 2000, na posição 414 entre os municípios brasileiros, apresentando alto IDH – Educação (0,907) e tendo no IDH – Renda (0,727) seu pior resultado.

Na semana que vem aqui no Top Wings, na continuidade do trabalho do Ingo Kuerten, entraremos no Capítulo 9 - OS CONFLITOS PESCA x SURF NO MUNICÍPIO DE CIDREIRA, o que é o coração deste assunto.

Nenhum comentário: