9 de fev. de 2008

Entubando

O termo entubar pode ter significados diferentes dependendo do ambiente que você se encontra. Esquecendo as versões negativas de entubar (hospital...) as positivas são várias. No vôo livre, entubar é entrar numa nuvem. Mas o termo veio do surf. O tubo no surf é a manobra mais natural entre o homem e o mar. É o encaixe perfeito. Um momento de intensa adrenalina e um visual incrível. Entrar e sair seco de um tubo é o sonho de qualquer surfista. Para entubar, o indispensável é a onda ajudar. Fundo raso, sem vento ou vento abrindo o tubo (de preferência um terral) e o sol para podermos ver (de noite tem tubo também!). Na sequência, imagens de muitos tubos para você se lembrar da imagem e se motivar para seu próximo banho de mar. Caso tenhas acabado de voltar da praia, apenas um lembrete. E para você que nunca entubou, chegou a sua vez! Para começar a esquentar, cenas do filme Tales from the tube, de 1975. Visuais da praia de Pipeline principalmente. Com certeza um espelho para muitos surfistas daquele tempo. Imagens como estas eram raridade na época. Início de filmagens profissionais de dentro dágua.



Já este video, imagens alucinantes de tubos em esquerdas ocas. O som do fundo musical cria um clima de "viagem" para as cenas.



Nestes dois videos a seguir, cenas do filme "My eyes won't dry" (meus olhos não vão secar), tubo, tubo e mais tubo. Muito legal!





E finalizando por enquanto (certamente voltaremos com mais tubos!) uma foto que o Saul Oliveira tirou de mim na praia do Santinho, 1979? Tubo!

Nenhum comentário: