9 de mai. de 2010

Longe do mar

Nessa postagem, vou contar um pouco da minha história no esporte. A falta de mar não está me fazendo bem... Você que mora numa cidade a beira mar pode não entender o que significa para um surfista, que pega onda, morar longe do mar. Aprendi a surfar no Rio em 1974. Morava perto da praia do Leblon. Era "local" da Venâncio (Rua Venâncio Aires). Surfava no Pontão do Leblon quando quebrava. Tendo família em Florianópolis/SC todos os verões, desde que nasci, eu passei em Florianópolis. Lógico que quando comecei a surfar peguei as ondas de Santa Catarina, paraíso. Morei em Floripa durante o tempo de faculdade, estudava na UFSC. Durante meus estudos em Florianópolis pude ver alguns amigos largarem os estudos para surfar. Bita, Flávio Boabaid e David Husadel foram os amigos mais próximos que tomaram essa decisão. Eu mesmo quase abandonei tudo para ficar só surfando também, mas minha formação me direcionava para a conclusão do curso de Engenharia Mecânica. Me formei. Pintou um emprego em Belo Horizonte... Acabou o surf? De certa forma sim. Em BH, morando sozinho, tentei alguns esportes alternativos para substituir o surf. Karatê, trilhas de motos, mas não consegui substituir o que representa o surf para mim com eles. Vôo livre de asa delta! Perfeito! Não precisa de mar. Fiz o curso, aprendi a voar, voltei para o Rio, trabalhei como piloto de vôo duplo, participei de competições, me mudei para Porto Alegre/RS. Vôo livre de qualidade em Sapiranga e Nova Petrópolis. Pilotos com excelente nível técnico, aprendi muito. Fui Presidente da Federação Gaúcha de Vôo Livre por dois anos seguidos. Mas parei de voar depois de praticar por 21 anos. Me envolvi novamente com windsurf e surf. Surf agora morando em Porto Alegre. Tramandaí, Torres, Florianópolis. Uns locais ruins para surfar, outros sensacionais. Todos longe de casa... Pior, o surfista que mora em um local longe do mar, não é local de lugar nenhum. Em todas as praias que vai é um haole... Vou completar 50 anos de idade esse ano, mas não pretendo parar de surfar tão cedo. Preciso fazer alguma coisa rápido! SURFAR! Agora, você que mora aí do lado do mar, me faz um favor, VAI PARA A ÁGUA!!!!

2 comentários:

Baba Yaga disse...

Apesar de eu não praticar nenhum esporte que me tire os pés do chão, admiro essa paixão que vocês tem. Cresci com alguns amigos de infância obstinados pelo surf... Adoro ir à praia quando tem onda. Nem faço questão do calor e do sol, mas é dessa ligação que vocês tem com o mar e com o ar que me fazem ter ainda mais certeza que fazemos parte da natureza e esse sentimento de liberdade é o mais verdadeiro que existe. Parabéns pelos textos.. Visitarei mais vezes.
Rose (Baba Yaga)

Neko disse...

Legal Baba Yaga! Obrigado pela visita e pelo comentário. Estar vivo é fazer parte dela, e vida não é só uma pessoa. Boas ondas, bons ventos e bons vôos, não necessáriamente nessa ordem. Neko